Inicio » Notícias » Prefeitura resgata animais desalojados pelas águas

Prefeitura resgata animais desalojados pelas águas

13 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Santa Luzia, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Zoonoses da secretaria de Saúde, resgatou na tarde desta segunda-feira (10) quatro cães que se encontravam na casa de uma protetora. O local, que abrigava mais de 100 cães, sofreu abalo estrutural devido às chuvas e deverá agora ser submetido à vistoria da Defesa Civil, de forma que parte dos animais teve de ser realocada.

Salvar a vida de animais é uma das prioridades da Prefeitura, sobretudo neste momento em que algumas delas encontram-se ameaçadas pelas águas. Os animais foram trazidos para o Canil Municipal, que funciona nas dependências da Prefeitura, no bairro Carreira Comprida, onde foram examinados por um veterinário. O canil abriga animais de pequeno e grande porte (bovinos e equinos) e deverá em breve passar uma reforma que melhorará suas instalações.

A questão dos animais de rua é um problema grave na cidade e, por esta razão, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de captura, acolhimento e castração. A Feira de Adoção Responsável é uma das iniciativas, que funciona de forma permanente. Os animais ofertados são castrados, vacinados contra raiva e com teste negativo para cinomose. Quanto às castrações, só no mês de dezembro foram realizadas quinhentas, durante o tempo em que o Castramóvel esteve estacionado no Centro Municipal de Esporte e Lazer, antigo Curumim, além das tantas que já haviam sido feitas ao longo de 2021.

No momento, estão disponíveis para adoção 3 machos (um de grande porte) e 3 fêmeas, todos SRD – sem raça definida. Os interessados devem entrar em contato com a Coordenadoria de Zoonoses, através do fone 3642-3836. Uma excelente notícia é que hoje foi sancionada pelo prefeito a lei 4381/22, que proíbe a utilização de fogos de artifício com barulho assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no município de Santa Luzia.