Inicio » Notícias » Retomadas discussões sobre o estabelecimento dos corredores ecológicos em Santa Luzia

Retomadas discussões sobre o estabelecimento dos corredores ecológicos em Santa Luzia

22 de junho de 2022

Prejudicadas pelas restrições impostas pela pandemia da covid-19, as reuniões presenciais para a o estabelecimento dos corredores ecológicos (áreas de conectividade) no território de Santa Luzia foram retomadas na manhã da quarta-feira (22), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, em encontro que reuniu, na sede da Prefeitura, a Compur – Comissão Municipal de Política Urbana, todas as instâncias envolvidas na elaboração do Plano Diretor da cidade e os responsáveis pelo projeto denominado Sap Norte (Sistema de Áreas Protegidas), que envolve 16 municípios da RMBH.

Corredores ecológicos são faixas de preservação ambiental que promovem a conectividade entre Unidades de Conservação já existentes, perpassando propriedades públicas, privadas e acidentes geográficos visando proporcionar à flora e à fauna um ambiente adequado contínuo, no qual possa haver o trânsito de animais e a troca de material genético animal e vegetal. Tais corredores são obtidos quando são promovidas conectividades entre as unidades de conservação, privilegiando as áreas preservadas de cada imóvel (10% da área de cada propriedade privada são destinados à reserva legal, assim como as APPs – Áreas de Preservação Permanentes).

O estudo do traçado destes corredores envolve georreferenciamento, análise de imagens de satélites e visitas locais, dentre outros recursos, e o resultado pode vir a beneficiar financeiramente os proprietários, quando parte de seus terrenos passar a ter status de “Área de Conectividade”. O procedimento não envolve desapropriações.

A iniciativa para esta realização parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, por meio dos subcomitês Carste e Ribeirão da Mata, os quais, através da Agência Peixe Vivo, contrataram, com licitação, a empresa Myr Projetos Estratégicos, sediada em Belo Horizonte, para a elaboração dos estudos de viabilidade para a implantação do corredor ecológico no SAP Norte, incluindo o município de Santa Luzia.

Segundo Fernando Vaz, consultor ambiental e um dos coordenadores do projeto Sap Norte: “É fundamental a iniciativa de Santa Luzia em estabelecer pontes de diálogo e interação com o projeto dos corredores ecológicos SAP Norte, pela oportunidade da revisão do seu plano diretor, porque dessa forma o município se fortalece e assume o protagonismo”.