Inicio » Notícias » Santa Luzia abre Inscrições para castração de cães e gatos

Santa Luzia abre Inscrições para castração de cães e gatos

22 de abril de 2024

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, informa que as inscrições para castração de cães e gatos no município estarão abertas do dia 6 ao dia 10 de maio. Serão oferecidas 240 vagas para a castração de animais saudáveis, destinadas a tutores inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), programa social do Governo Federal.

As inscrições serão realizadas presencialmente, por ordem de chegada, na sede da Prefeitura Municipal, sala 41 (laboratório da Zoonoses), das 8h30 às 11h 30 e das 13h às 16h. No momento da inscrição, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado e uma foto nítida do animal. Cada CPF poderá cadastrar até dois animais. Após a homologação do cadastro, os selecionados receberão um comunicado da Coordenação de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses com a data e o horário agendados para o procedimento de castração.

Além disso, para serem castrados os animais devem se enquadrar nos seguintes critérios:

• Só poderão ser castrados animais com idade entre quatro meses e 8 anos e peso de até 25 quilos.
  • Só poderão ser castrados animais SRD – sem raça definida.
  • Para a castração de gatos não é necessário apresentar exames. Entretanto, gatos da raça persa não poderão ser castrados neste programa.
  • Animais braquicefálicos (focinho achatado) não podem ser castrados, pois estes podem ter complicações respiratórias pós-anestesia – Shih-tzu, Lhaza Apso, Pug, Maltes, American Bully, Boxer.

Os animais passarão por uma triagem pelo médico veterinário, antes da castração, podendo ser vetado ou não, dependendo da condição no dia da cirurgia.

Mais informações pelo telefone: (31) 3642-3836.