Inicio » Notícias » Santa Luzia é o primeiro município do Estado a aderir ao Programa Brasil MAIS

Santa Luzia é o primeiro município do Estado a aderir ao Programa Brasil MAIS

11 de julho de 2022

A partir desta segunda-feira (11), a prefeitura de Santa Luzia passou a ter acesso à plataforma online do Programa Brasil MAIS. A iniciativa é fruto da parceria do município com o Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, e permite o acesso dos técnicos da prefeitura a imagens de satélite de alta resolução de todo o município, que são atualizadas diariamente.

O objetivo do trabalho desenvolvido com as imagens é promover a aplicação da geotecnologia em apoio às funções de segurança pública, guarda, fiscalização ambiental, fiscalização de obras e posturas, entre outros. Será possível, por exemplo, detectar mudanças sutis de uso do solo – como ocupações irregulares, desmatamentos, movimentos de terra, entre outros.

“Com o acesso a imagens de satélite com atualização diária, vamos ter ganhos significativos de qualidade e eficiência nas ações fiscais exercidas no município. Aliadas aos demais dados e inovações em tecnologia espacial que estamos desenvolvendo na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, vai ser rápido identificar se determinada nova obra em um imóvel tem alvará de construção ou não, por exemplo, e acionar a fiscalização para verificação no local”, informa Andrea Vacchiano, Secretária da pasta.

No momento, trata-se de acesso provisório, com liberação de 60 dias. As pastas de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Meio Ambiente, Agricultura, Abastecimento estão trabalhando no desenvolvimento das contrapartidas exigidas pelo MJSP para tornar o acesso permanente, com disponibilização de ainda mais dados geográficos.