Inicio » Notícias » Vigilância Sanitária de Governador Valadares faz visita técnica a Santa Luzia para intercâmbio de procedimentos

18 de janeiro de 2022

O gerente da Vigilância Sanitária da prefeitura de Governador Valadares, Gilberto Pereira Viana Filho, esteve na manhã da terça-feira (18) na sede da secretaria de Saúde da prefeitura de Santa Luzia para uma visita técnica à coordenadoria da Vigilância Sanitária. O intuito da visita era a troca de informações a respeito do uso do sistema Redesim, no qual Santa Luzia é referência, para sua implementação na Vigilância Sanitária daquele município mineiro. Gilberto estava acompanhado por Cássio Duarte, analista do SEBRAE e membro do Redesim e ambos foram recebidos pela coordenadora de VS de Santa Luzia, Walderez Drumond.

O Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Tem como objetivo permitir a padronização dos procedimentos, o aumento da transparência e a redução dos custos e dos prazos de abertura de empresas. Trata-se, portanto, de um sistema de grande valia para as prefeituras, uma vez que simplifica os procedimentos, como emissão de alvarás e demais licenças exigidas pela administração municipal, para abertura de novas empresas no município.

Em Santa Luzia o sistema foi implantado em novembro de 2020 e desde então vem facilitando os procedimentos não só da Vigilância Sanitária como de outros setores da prefeitura. Em Governador Valadares o sistema já está implantado e é usado por alguns setores. Agora passará a auxiliar também nos trâmites da Vigilância Sanitária.

“É um prazer criar esta parceria de troca de experiências para o crescimento da Vigilância Sanitária como um todo”, disse Walderez. Para Gilberto essa troca de informações entre as duas cidades é ”Excepcional, porque resulta em melhorias para o povo e para o serviço público”.