Inicio » Notícias » Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias que cumprirem metas poderão receber décimo quarto salário a partir de 2020

6 de maio de 2019

O Prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier se reuniu na manhã desta segunda-feira (6), com a equipe de saúde, com intuito de criar novas estratégias para o combate à Dengue na cidade e traçar estratégias para melhorias no sistema de saúde municipal. Na ocasião, o chefe do executivo anunciou a criação de uma comissão para iniciar as discussões a fim de viabilizar o prêmio por produtividade, popularmente conhecido como décimo quarto salário que será pago para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Endemias (ACE) caso cumpram metas que promovam melhorias na saúde em Santa Luzia.

“Há um déficit no cadastramento de famílias na cidade e isso dificulta a captação de recursos estaduais e federais. A proposta visa melhorar a qualidade dos serviços prestados na área de saúde do município. A medida foi inspirada em uma legislação que concedia prêmio por produtividade a policiais civis e militares no cumprimento de metas e redução da criminalidade”, explica Christiano Xavier.

A Prefeitura irá convidar o sindicato da categoria para fazer parte dos estudos e elaboração das propostas. A intenção do executivo é enviar o projeto de lei para Câmara Municipal até o mês de Julho. O benefício pago aos profissionais equivale a 100 % do salário e ao piso nacional da categoria. Se a lei for aprovada, a intenção é que o beneficio seja pago todo mês de Julho, a partir do próximo ano. Atualmente o salário da categoria é R$ 1.250,00 e a previsão é que para 2020 com o reajuste os agentes recebam cerca de R$ 1.400,00.