Inicio » Notícias » Capacitação reforça combate à violência contra a mulher em Santa Luzia

Capacitação reforça combate à violência contra a mulher em Santa Luzia

Foto: Alexandre Nery

Nesta sexta-feira (19), o auditório do Fórum de Santa Luzia recebeu uma importante capacitação profissional focada no combate à violência contra a mulher. Realizado pela Rede de Prevenção de Violência Contra a Mulher (REVIM), o encontro teve como objetivo principal preparar diretores e supervisores das escolas de Santa Luzia para lidar com situações de violência contra a mulher. A iniciativa contou com a participação de diversos órgãos municipais e estaduais e representa um esforço conjunto para discutir e planejar ações efetivas de combate à violência doméstica, especialmente no contexto educacional.

O encontro teve como foco promover a colaboração entre os órgãos e a prefeitura de Santa Luzia para fortalecer as medidas de combate à violência doméstica. Durante o evento, foram discutidas estratégias e iniciativas para intensificar o apoio às vítimas e apresentar as formas de acesso aos serviços de proteção.

Foto: Alexandre Nery

Participaram do encontro representantes da administração municipal, entre eles, gestores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal, além de representantes do Ministério Público, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil e a Vara Criminal. Todos esses setores desempenham papéis de grande importância na prevenção e no combate à violência contra as mulheres.

Em Santa Luzia foi inaugurado no dia 8 de agosto de 2022, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM. O equipamento é destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicosocial, orientação e encaminhamentos necessários à superação da situação de risco, contribuindo para o seu fortalecimento. Além disso, o município de Santa Luzia integra o Consórcio Mulheres das Gerais, que tem como objetivo garantir que a mulher em situação de risco iminente de morte seja abrigada em local seguro e sigiloso.

Foto: Alexandre Nery

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM fica na Praça Getúlio Vargas, Bairro Ponte e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Email: cram@santaluzia.mg.gov.br. Mais informações e apoio pelo telefone: (31) 992801295 ou 3641-5204.