Inicio » Notícias » Prefeitura apresenta plano de contingência para enfrentamento das arboviroses

Prefeitura apresenta plano de contingência para enfrentamento das arboviroses

12 de janeiro de 2024

Denúncias de criadouros podem ser feitas por meio do Alô Zoonones pelo WhatsApp 031 99187-1985

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (12), o plano de contingência para o enfrentamento das arboviroses no município. O plano, que teve a elaboração iniciada em novembro do ano passado, apresenta ações planejadas pela administração municipal para reduzir os índices de dengue, chikungunya, zika vírus e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O município está preparado para o combate ao mosquito e conta com a ajuda da população.

Dentre as ações, se destaca a realização dos mutirões de limpeza, que consistem na coleta de materiais inservíveis nos bairros com maior índice das doenças, visando eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti . O cronograma para a realização das ações será divulgado no final do mês de janeiro.

Outras iniciativas no combate às arboviroses também constam no documento e já são realizadas na cidade, bem como treinamentos e capacitações constantes sobre as arboviroses; Borrifação em áreas com incidência de casos; Mutirões de limpeza em bairros onde há notificações de casos; Ações para sensibilizar e conscientizar a população; Visita, acompanhamento e orientações aos domicílios pelos Agentes de Combate às Endemias; Uso de ovitrampas, que consiste no monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti. As ovitrampas são armadilhas que atraem as fêmeas do mosquito, que depositam seus ovos na água. Os ovos são coletados e analisados para identificar a presença de doenças.

A Prefeitura de Santa Luzia ressalta que 90% dos criadouros do mosquito transmissor das arboviroses estão localizados dentro das residências. Por isso, é fundamental que a população colabore com o poder público, eliminando os focos do mosquito em casa, fazendo constantes vistorias nas residências.

Para denunciar criadouros ou obter informações sobre as arboviroses, a população pode entrar em contato com o Alô Zoonoses por meio do WhatsApp: (31) 99187-1985.