Inicio » Notícias » Conjuntura econômica encerra atividades da Semana do Microempreendedor Individual

24 de maio de 2019

Uma palestra sobre a atual conjuntura econômica encerrou, na tarde desta quinta-feira (23), a Semana do Microempreendedor Individual, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Foram quatro dias de palestras, que começaram na segunda-feira (20).

Durante o período, os participantes puderam conhecer mais sobre o dia a dia de um microempreendedor, tiveram dicas de inovação e sobre a atual conjuntura econômica. No primeiro dia, a abertura do evento aconteceu com a palestra “Meu negócio é beleza”, ministrada por Haroldo Santos, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Sebrae); na terça-feira, quem compareceu ao local presenciou a palestra “Seja Phodda no empreendedorismo: Inovação x Criação”, com Marcelo Junqueira/Fitzen; na quarta-feira foi a vez da consultora técnica do Sebrae, Pollyanna Mara Gontijo explicar “Como ser MEI na prática” e o último dia ficou com o economista Guilherme Almeida, falando sobre a “Conjuntura econômica: balanço e perspectivas”.

“É o momento em que podemos estar mais próximos dos microempreendedores e das pessoas que querem se formalizar, para levarmos informação, sanar dúvidas e promover outras ações. Além disso, abrimos a oportunidade para capacitações futuras, de acordo com a disponibilidade dos participantes do evento”, frisou Pollyanna Gontijo.

A esteticista Betânia de Souza Vieira Lima concorda. “Gostei muito do conteúdo da palestra. Não conhecia a Lei do Salão Parceiro e achei bem interessante, porque com todos os encargos, a melhor saída para nós que somos microempreendedores são as parcerias”, acredita.

A Semana do MEI 2019 ocorre simultaneamente em todo o país e trata-se de um evento que busca fornecer palestras, capacitações e orientações para aquele empreendedor que queira dar uma incrementada em seu negócio. “O evento é promovido pelo Sebrae em todo país e pela primeira vez estamos realizando em Santa Luzia. Como o órgão parceiro não pôde disponibilizar uma agenda completa para nossa cidade, a Prefeitura convidou outros palestrantes, além dos dois disponibilizados pelo Sebrae. A expectativa é que no próximo ano o evento possa ser ainda maior”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Santos.

Empregos no município

Segundo o palestrante Guilherme Almeida, o município teve uma alta na geração de empregos formais.  “Sempre faço uma análise antes de palestrar em um município e uma informação interessante que levantei foi que Santa Luzia já conseguiu reverter o cenário de crise, no que diz respeito à geração de vagas formais. Se pegarmos o biênio de crise, 2015/2016, todos os municípios apresentaram uma deterioração na geração de emprego, porém o país e o Estado não conseguiram reverter esse cenário, ao contrário de Santa Luzia”, explicou. “Isso é um bom indicador, principalmente para o pequeno empreendedor, que pretende abrir seu negócio ou mudar a área de atuação”, destaca.