Inicio » Notícias » Muro do Mosteiro de Macaúbas é restaurado

Muro do Mosteiro de Macaúbas é restaurado

1 de julho de 2019

Prefeitura e Instituto Yara Tupynambá finalizam reforma de muro de adobe do Mosteiro de Macaúbas, resgatando identidade de construção histórica

Depois de anos de espera, o muro de adobe que circunda o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas passou por reforma. As obras de restauro já foram concluídas e tiveram o cuidado de preservar o modelo construtivo de adobe, utilizado no século XVIII.
“Nós sabemos que a situação do patrimônio de Santa Luzia passava por abandono e hoje começamos a colher os frutos de um trabalho sério, que iniciou com essa gestão. Já havia sido assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em 2017, para reforma do muro, que até então não havia sido cumprido. Mas hoje, com o trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e o apoio do Ministério Público, estamos aqui concluindo essa obra, que era o anseio da comunidade e das irmãs de Macaúbas, que esperaram tanto por essa intervenção”, afirmou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ulisses Brasileiro.

A obra foi realizada pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Yara Tupynambá. Foram confeccionados mil tijolos artesanais para a restauração de cerca de 100 metros lineares do muro. As atividades de recuperação estão em concordância com projeto executivo aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN) e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Se tratando de um importante patrimônio histórico, a intervenção é necessária para a preservação do muro que faz a proteção de todo o mosteiro.
“O trabalho foi todo artesanal e foi contratada uma equipe com conhecimento técnico da área para fabricação do adobe, não fugindo dos padrões estabelecidos pelo IEPHA e IPHAN”, disse o restaurador Rogério Narciso. Foram 60 dias de obras.

Além disso, para garantir a preservação da técnica, foi realizado um projeto de Educação Patrimonial, no qual foram oferecidos aos alunos aulas teóricas de educação patrimonial, confecção dos tijolos em adobe, técnicas para erguer o muro em adobe, confecção de reboco para ser aplicado em parede de adobe, aplicação do reboco e pintura do muro.
A Instituição religiosa fundada em 1714, por Félix da Costa, foi o primeiro Colégio Feminino da região, onde estudaram as filhas de Chica da Silva. Em 1933, o Colégio foi fechado nascendo o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, onde atualmente vivem freiras em regime de clausura. O imóvel tem em seu interior uma capela entalhada em ouro.