Inicio » Notícias » Unidades Básicas de Saúde terão atendimento pediátrico

Unidades Básicas de Saúde terão atendimento pediátrico

26 de novembro de 2019

O objetivo é dar assistência integral a todas as crianças do município

A partir do dia 03 de dezembro as Unidades Básicas de Saúde passarão a prestar atendimento médico pediátrico, dando início ao projeto piloto idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde que consiste em oferecer consultas com especialistas na Atenção Primária. Nesta primeira etapa foram contratadas, no último dia 21, cinco pediatras para atenderem em todas as 26 unidades básicas de saúde do município, cobrindo assim, todo o território. No mesmo dia foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde reunião entre a Coordenação da Atenção Primária, o Setor de Regulação e as médicas pediatras contratadas e foram definidas estratégias de atendimento e protocolo clínico a ser seguido, de acordo com a necessidade de cada área de abrangência.

Atualmente, cerca de 400 crianças estão aguardando, desde 2018, por uma consulta com médico pediatra. Desta forma, o agendamento das consultas será realizado de acordo com a demanda e fluxo já estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, que neste primeiro momento será responsável pela marcação.

De acordo com o médico regulador da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Weverson Pedro, o acolhimento em parceria com o médico clínico da equipe de Estratégia de Saúde da Família com os pediatras será de extrema importância para promover mais qualidade de vida para a população infantil, que será assistida de perto, minimizando o índice de doenças e, principalmente, atuando na prevenção de doenças.

“Com essa iniciativa, iremos diminuir os atendimentos de urgência e emergência para as crianças nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prevenir doenças como asma, sinusite, bronquite, anemia e obesidade infantil além de acompanhar o desenvolvimento da criança”, pontua Weverson Pedro.