Inicio » Notícias » Santa Luzia contrata novo sistema para gestão territorial multifinalitária e lança bases implantação da IDE municipal

7 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Santa Luzia iniciou no dia 8 de novembro a implantação do novo software para gestão territorial multifinalitária, etapa crucial do Projeto de implantação da Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) Santa Luzia.

A administração municipal vai utilizar este sistema para catalogar todas as informações territoriais de interesse coletivo, para aprimorar os serviços prestados. Ainda, as informações espaciais serão preparadas para serem disponibilizadas à população, a instituições de pesquisa, a universidades e a outros órgãos públicos que trabalham com planejamento, no futuro Geoportal de consulta online de Santa Luzia.

Nos últimos 4 meses foi conduzido um projeto piloto para estruturação da informação espacial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. “Com isso já mapeamos os processos geradores de informações espaciais, e as rotinas de atualização e pessoas envolvidas. Com o novo software, estaremos preparados para estender esse projeto para as demais secretarias da administração”, informou Lucas Perdigão, Coordenador do Setor de Geoprocessamento e Topografia, que conduz esse projeto.

Nesta primeira fase, será realizado o levantamento de informações e sistemas municipais que contém informações territoriais, para que todas elas componham uma mesma base de dados integrada. “Estimamos que os próximos três meses serão gastos na etapa de levantamento, análise e organização de informações espaciais”, detalhou a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Andrea Vacchiano.

Vacchiano disse que isso vai permitir a construção de uma mesma base de informações, georreferenciada e multifinalitária, utilizável por todas as secretarias do município nas suas ações de planejamento, provisão de infraestrutura urbana, gestão de trânsito, meio ambiente, entre outras.

Destaca ainda que tais informações poderão ser cruzadas e comparadas com indicadores externos, e dados socioeconômicos e ambientais de outros órgãos, como os do IBGE e da IDE-SISEMA, do Estado de Minas Gerais. O principal objetivo do projeto é transformar Santa Luzia em uma cidade inteligente, além de disseminar a geoinformação na gestão municipal, transformando a IDE na principal fonte de informação para o planejamento e desenvolvimento de Santa Luzia.