Inicio » Notícias » Comunicado – Campanha Vacinação

Comunicado – Campanha Vacinação

22 de março de 2020

Em razão do justo contato dos munícipes  para a  Prefeitura e Secretaria Municipal  de Saúde, sobre o receio de deslocamento e exposição de idosos nos Postos de Saúde e Postos Volantes, para cumprirem o calendário nacional da vacinação contra a influenza (gripe), informamos que, a campanha terá a duração de UM MÊS para os grupos prioritários (idosos, profissionais da saúde,  crianças de 6 meses a menores de 6 anos , gestantes e outros), portanto, as pessoas  não precisam ir nos primeiros dias aos postos para serem vacinadas,  já que também há um pedido do Ministério da Saúde para que todos evitem aglomerações, por isso, se possível, evitem sair de casa e tomem a vacina a partir da sexta-feira (27).

Entretanto, apesar do calendário de vacinação contra a gripe tenha sido  implementado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura acha prudente que os idosos possam esperar os desdobramentos dessa semana e atualizações sobre o novo coronavírus, antes de irem a uma unidade de saúde ou a um dos postos volantes para tomar a vacina contra a influenza,  mas aqueles que por algum motivo resolverem ir, já poderão ser vacinados.

Essa semana também nossas equipes irão aos asilos (onde temos quase 400 idosos ) e também  na residência dos acamados.

Em razão do alto número de idosos, que são quase 16 mil em Santa Luzia e a grande extensão territorial do município, fica inviável a equipe visitar todas essas residências em tempo hábil antes do período referenciado pelo Ministério da Saúde, e antes que os riscos da influenza e outras gripes possam também acamar os nossos idosos, doenças essas que também geram complicações para a saúde.

Assim, contamos com a colaboração de todos  para que vençamos mais esse desafio,  pois, apesar do momento conturbado que passamos,  reconhecemos a importância de ministrar uma imunização tão relevante que é  a vacinação contra a gripe.

Aqueles que preferirem podem entrar em contato nos postos de saúde e verificar os horários mais vazios.

No decorrer do período da campanha podemos rever e aprimorar as estratégias que possam ser mais benéficas para esse importante momento, já que a dinâmica do coronavírus é tão rápida e, sobretudo, necessita de tantos cuidados e restrições.