Inicio » Notícias » Pela Primeira vez no BRASIL!!!

Pela Primeira vez no BRASIL!!!

23 de outubro de 2019

Ginásio poliesportivo recebe a Copa Brasil de Grappling. Marcado para acontecer no próximo sábado, modalidade esportiva tem tudo para agitar a cidade

No próximo sábado, o Ginásio Poliesportivo de Santa Luzia será palco da Copa Brasil de Grappling. O evento de nível Nacional garante vaga para o sulamericano em Santiago, no Chile.

A Confederação Brasileira de Grappling estima que aproximadamente 350 atletas participem da competição, 40 equipes de diversos Estados, além de um público de mais de 1.000 telespectadores.

Grappling é uma expressão mundialmente utilizada para identificar qualquer estilo de luta agarrada, seja em pé ou no chão. É a arte de controlar o corpo do oponente sem golpes de impacto, principalmente com quedas, imobilizações e chaves. O Grappling é dividido em dois estilos: Grappling, onde os atletas usam shorts e uma camisa de compressão, chamado rashguard e Grappling GI, onde os atletas usam quimono. A filosofia é honrar os valores do desportivismo, o jogo justo e nunca ferir intencionalmente um desportista companheiro em competição.

A Realização da 1ª Copa Brasil de Grappling, se dá em um momento histórico para modalidade, pois além de se tratar da primeira edição em todo território nacional, será realizada a seletiva para o Campeonato Sul Americano de Grappling, que será realizado em novembro deste ano, em Santiago, no Chile.

O Evento foi aprovado pelo Prefeito Delegado Christiano Xavier que destacou a importância de investir no esporte. “O esporte é uma das principais ferramentas de sustentação dos pilares da sociedade. Um País, um Estado, e um Município que investe no esporte, estão investindo na prevenção de vários problemas que afligem aos cidadãos, preparando-os para que possa, no futuro próximo, contribuir para melhorar os seus índices de desenvolvimento. Os esportes de combate vêm se destacando por sua capacidade de transformar vidas. Sendo este um dos principais motivos para ser considerado como um dos segmentos esportivos que mais cresceram nos últimos 10 anos no mundo, devido a evolução e democratização do conhecimento. O que consequentemente atrai grande interesse de mídia, aumentando o alcance do esporte e seus benefícios”, disse.

O Secretário de Esporte Marco Aurélio falou sobre a importância desse evento. “Trazer um evento nacional para Santa Luzia, além de ter como objetivo a inclusão através do esporte, prepara nossos atletas profissionais para desafios maiores em nível mundial, e os atletas amadores a seguirem no esporte, profissionalizando-se com total apoio técnico.  Portanto, além do retorno de mídia para a cidade o legado esportivo é imensurável.”

O evento acontecerá a partir das 10 horas, com entrada gratuita.