Inicio » Notícias » POSTO AVANÇADO DOS BOMBEIROS EM SANTA LUZIA RECEBE 1ª VIATURA E INICIA OPERAÇÕES

17 de fevereiro de 2020

Um caminhão para socorro (combate a incêndios), equipado com tanque e bomba de água foi trazido para a cidade na manhã da segunda-feira (17) em antecipação à inauguração do posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em Santa Luzia, que está sendo instalado em um anexo das dependências do Ginásio Poliesportivo e que está em vias de ser inaugurado. A viatura já está operacional e disponível para atender chamados das 8h às 20h diariamente.

“Estamos aguardando resposta quanto à data para a inauguração da Unidade. Para que os militares já possam se ambientar com a região e para que o município já tenha o serviço de bombeiro em funcionamento até a inauguração definitiva, manteremos uma viatura em condições de atendimento no local onde será inaugurado o Posto Avançado de Bombeiros Militar”, disse em comunicado ao Prefeito o subcomandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Neves.

O ideal, que deverá ser providenciado assim que o Posto Avançado esteja em pleno funcionamento, é – segundo os militares ouvidos – que a unidade esteja equipada com um caminhão AutoBomba do tipo “multiuso” com capacidade de atendimento a ocorrências de combate a incêndio urbano e florestais e ocorrência de salvamento diversas, além da previsão futura de uma Unidade de Resgate para atendimento pré-hospitalar potencializando ainda mais o serviço prestado à população de Santa Luzia. Na nova Unidade, que provisoriamente conta com 4 militares, deverão trabalhar 18 bombeiros, mulheres inclusive, divididos em turmas que darão serviço em turnos de 24 horas.

“Trabalharemos em integração com a Prefeitura e com a Defesa Civil do Município. Em breve, serão alinhados treinamentos para bombeiros civis e brigadas de incêndio”, disse o responsável pela nova Unidade, Tenente Lucas Inácio. Ele conclui: “Já estamos em operação, e já recebemos várias demandas de ocorrências, sobretudo árvores em risco de queda e deslizamentos de terra”.

O posto avançado é subordinado ao Pelotão de Venda Nova, por sua vez pertencente ao 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Chamados para os bombeiros devem ser feitos através do número 193.