Inicio » Notícias » Prefeitura anuncia pacote de melhorias para o sistema de saúde – Hospital Municipal volta a realizar cirurgias de pequena complexidade nesta terça-feira (28)

28 de maio de 2019

Realização de cirurgias de pequena complexidade, ampliação do número de leitos pediátricos, criação do ambulatório para tratamento de feridas crônicas, manutenção e volta do funcionamento do elevador da instituição, que estava em desuso, e início das obras no Hospital São João de Deus foram algumas melhorias anunciadas na manhã desta terça-feira (28) no hospital municipal Madalena Parrilo Calixto. O pacote de benefícios para a Saúde foi anunciado pelo Prefeito Delegado Christiano Xavier e pela Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte Tomé.
“Nosso foco é melhorar a saúde no município, a saúde do cidadão. É uma honra realizar dentro do hospital municipal essas pequenas cirurgias, uma preparação para que a médio e longo prazo se iniciem as cirurgias de média e alta complexidade. É muito bom ver a satisfação das pessoas que esperavam por muito tempo a realização destes procedimentos, que estão sendo realizados com a segurança necessária”, disse o chefe do Executivo. Ainda durante seu discurso, Christiano Xavier atribuiu as melhorias na área à grande economia que a cidade tem feito, por meio da realização de processos licitatórios para a contratação de prestações de serviços no município.

O retorno dos procedimentos cirúrgicos no hospital municipal beneficiará centenas de pacientes que esperam há mais de dez anos pelo serviço. É o caso do aposentado Otaviano Prata de Oliveira, 66, que aguardava há 12 por uma cirurgia. “É muito importante a volta da realização das cirurgias, para mim e para todas as pessoas que esperam pela realização de procedimentos. É muito bem vinda essa marcação. Quando recebi a ligação do departamento de saúde achei que era trote. Foi uma surpresa positiva”, contou emocionado.
Juventino Batista dos Santos, pedreiro, aguardava há três anos por uma cirurgia de varizes. “Com a realização deste procedimento vou ter uma melhora na minha qualidade de vida, vou voltar a usar bermudas, coisa que não faço há muito tempo. Vai ser 100% e muito bom, vou voltar a ter dignidade”, disse.
“Conseguimos reestruturar o bloco cirúrgico de forma que ele possa atender a população com pequenas cirurgias. Todos os procedimentos serão realizados de maneira segura, tanto para a equipe médica quanto para população. É muito gratificante termos como resultado a melhoria da infraestrutura deste hospital para ampliar o atendimento a todos”, disse a Secretária Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com a secretária, a criação do ambulatório para tratamento de feridas crônicas teve investimentos de mais de R$ 30 mil, com recursos provenientes do Governo Federal e teve o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Também foi anunciada a contratação de médicos para compor as equipes da atenção básica e a ampliação de atendimento das equipes de saúde da família, com a contratação de profissionais das áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia e psiquiatria.