Inicio » Notícias » Prefeitura assina contrato para construção de ecopontos na cidade

Prefeitura assina contrato para construção de ecopontos na cidade

12 de novembro de 2019

Na tarde desta segunda-feira (11), foi assinado o contrato para construção de 11 ecopontos na cidade. Os locais, escolhidos estrategicamente, funcionarão para descarte de pequenos volumes de resíduos de construção civil, restos de poda de árvore, pneus, entre outros materiais e estarão equipados com rampa de acesso para caçambas, baias de coleta seletiva e espaço para cuidado com os cavalos dos carroceiros. A medida faz parte do Programa Santa Luzia Sustentável, lançado em agosto deste ano.

A construção será feita como medida compensatória de um empreendimento habitacional. A empresa será responsável por construir os espaços que deverão atender a população da cidade e colocar fim a um grande problema: o descarte irregular de entulhos. Os lugares já estão sendo analisados e três já estão praticamente definidos: um na Avenida Senhor do Bonfim; um na Avenida Yolanda Teixeira da Costa, próximo ao campo do Nacional e outro na parte de baixo do antigo Curumim. Tão logo os alvarás de construção sejam emitidos, a construtora tem o prazo de 90 dias para entregar a obra.

Os Ecopontos serão de três portes. O tipo 1 que compreenderá oito caçambas, o tipo 2 com quatro e o tipo 3, para áreas menores. Todos terão disponíveis baias de coleta seletiva e espaço para cuidado com os animais. “Isso é muito importante para Santa Luzia e garantirá mais limpeza para nossa cidade”, disse o Prefeito Delegado Christiano Xavier. Atualmente, pneus já podem ser descartados em um ecoponto localizado nas dependências da Prefeitura.

“Entulhos deixados em locais irregulares atraem insetos e animais peçonhentos, que podem acabar gerando doenças. Por isso é tão importante que todos fiquem atentos”, completou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Ramires.

Várias ações vêm sendo elaboradas para melhorar o meio ambiente na cidade, como a reinauguração do horto florestal, ampliação do projeto “Horta nas Escolas”, implantação de lixeiras em diversos pontos do município, instalação de cestos ecológicos em bueiros da cidade, a coleta de pneus e inservíveis e a desativação do aterro no bairro Barreiro do Amaral, entre outras ações que possibilitaram pela primeira vez na história da cidade o recebimento mensal de recursos do ICMS Ecológico, que começaram a ser creditados em julho com valor inicial de R$ 9 mil reais, atingiu a cifra de R$ 18 mil no mês de novembro e tem a expectativa de alcançar o valor de R$ 70 mil mensais em 2020.