Inicio » Notícias » Prefeitura de Santa Luzia quer artes em escadarias da cidade

Prefeitura de Santa Luzia quer artes em escadarias da cidade

28 de maio de 2020

Inspirado em escadarias famosas pelo mundo, a Prefeitura está desenvolvendo ações para decorações artísticas, nas escadas da Praça da Juventude, do Curumim e escada da Praça do bairro Duquesa II, em frente à escola José Augusto Resende. Esses locais fazem parte  de um projeto piloto para o desenvolvimento  de tais ações.

O município de Santa Luzia terá em breve uma decoração especial nas escadarias em diversos locais públicos da cidade. Inicialmente as intervenções artísticas serão realizadas em três espaços: na escada da praça da juventude, no bairro Cristina A, na escadaria do Curumim, no Cristina B e na escada da Praça do Duquesa II, em frente à Escola Municipal José Augusto Resende. Posteriormente, serão estudados outros locais para o recebimento das artes. As decorações serão feitas com recortes de azulejos e ladrilhos que podem ser doados à administração municipal, sem gerar custos aos cofres públicos.

As artes nas escadas serão inspiradas nas famosas escadarias de todo o mundo que se tornaram cartão postal, como a escadaria da Lapa, obra do artista chileno Jorge Selarón, a escadaria de São Francisco, nos Estados Unidos da América, escada de Valparaíso, no Chile, a escada de Beirute, no Líbano, dentre outras.

Os trabalhos artísticos darão um brilho especial onde forem produzidos, deixando os locais mais atraentes. Além das artes em azulejo, a decoração será composta por frases motivacionais sugeridas por alunos das Escolas Municipais de Santa Luzia, que poderão participar do projeto produzindo as frases que deverão ser enviadas, a partir da próxima semana, através da plataforma “Com Clique”.

O projeto foi desenvolvido por uma arquiteta da Secretaria Municipal de Educação e será executado por professores de arte da rede, em conjunto com uma equipe técnica. O projeto é uma das ações do Revitaliza Santa Luzia, que tem como objetivo reestruturar as praças do município, deixando os espaços mais aconchegantes, proporcionando o bem-estar para toda população, com realização de serviços de roçagem de grama e novo paisagismo à esses espaços.