Inicio » Notícias » Prefeitura estabelece cronograma de atividades para fechamento do Exercício Financeiro de 2019

24 de outubro de 2019

A Controladoria Geral do Município de Santa Luzia ganhou um reforço: novos servidores, empossados recentemente, com formação em direito e contabilidade. Agora, o setor é composto por três auditores e dois controladores internos, além do Controlador Geral. Os profissionais têm feito um trabalho efetivo na cidade, promovendo o controle interno da Prefeitura.

Na manhã desta quinta-feira, os profissionais foram recebidos pelo Prefeito Christiano Xavier e um dos assuntos tratados no encontro foi o cronograma de atividades que deverá ser cumprido no município para disciplinar o fechamento do exercício financeiro de 2019. Agora, cada secretaria terá prazos para cumprimento de diversas atividades como para empenho de despesas, que deverá ser realizado até o dia 20 de dezembro deste ano. Além disso, caberá às pastas nomear comissões para levantamento de inventário dos bens móveis da Prefeitura.

A prática já é aplicada em municípios como Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem e propõe um controle mais rígido dos gastos, normatizando os processos. “Esse cronograma vai dar mais transparência às informações que serão encaminhadas na prestação de contas do Poder Executivo para o Tribunal de Contas do Estado”, enfatizou o Prefeito.

É função da controladoria estabelecer o controle interno da Prefeitura, corrigindo falhas, e em caráter pedagógico e preventivo, prestando uma espécie de consultoria ao prefeito e aos secretários, o que evita atos de corrupção e improbidade administrativa. O setor foi implantado no ano passado e foi responsável pela revisão de diversos contratos do Executivo.