Inicio » Notícias » Prefeitura intensifica esforços para regularizar engenhos publicitários

Prefeitura intensifica esforços para regularizar engenhos publicitários

8 de agosto de 2018

Placas, letreiros e toldos colocados sem o devido cuidado, dificulta a leitura da paisagem urbana e esconde as belezas dos bens arquitetônicos.

Por isso, a Prefeitura de Santa Luzia está intensificando os esforços para regularização dos engenhos publicitários. Uma ação acontece na Rua do Comércio e entorno, desde o dia 23 de julho.

A operação conta com a distribuição de uma cartilha facilitadora, pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio ambiente, que orienta comerciantes sobre como regularizar seus empreendimentos. A ação, além de reduzir a poluição visual em toda acidade, a torna mais harmônica e esteticamente agradável aos moradores e turistas.
“O cuidado com a cidade é um dever de todos e essa a iniciativa visa conscientizar os comerciantes sobre a importância de manterem seus estabelecimentos com placas devidamente regularizadas para que possamos preservar o patrimônio histórico de Santa Luzia”, enfatizou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Geraldo Ramires.
O comerciante Pedro Augusto Santos já está com tudo regularizado há mais de um mês. Ele falou da importância da ação. “O ideal é que todos mantenham suas placas dentro dos padrões normais e legais, porque vai ser bom para os munícipes e para quem vem visitar nossa cidade. Criamos um grupo de watzaap e estou ajudando outras pessoas com informações importantes sobre como fazerem para deixarem seus empreendimentos de maneira regular”, disse.
“Além de ficar dentro dos padrões legais, a cidade ficará mais bonita”, enfatizou a comerciante Ana Carolina Freire, que pretende regularizar seu estabelecimento o mais rápido possível.
Além de preservar o conjunto arquitetônico, a ação do governo atual demonstra a preocupação em manter vivas a beleza e a história da cidade.

Entenda o caso
A discussão sobre as placas, letreiros e toldos irregulares na área do centro histórico de Santa Luzia vem sendo travada desde 23 maio de 2017. Na ocasião, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento Urbano reuniram-se no Solar da Baronesa com empresários e comerciantes da Rua do Comércio e da Rua Direita com o objetivo de esclarecer o Decreto 3.197/2017. O Ministério Público também estava presente através do promotor da Comarca Dr. Marcos Paulo. À época o promotor afirmou que Santa Luzia passa por um grande problema envolvendo a poluição visual que tem tirado a beleza do núcleo histórico da cidade.