Inicio » Notícias » Prefeitura promove ação conscientizando luzienses sobre uso de máscaras

Prefeitura promove ação conscientizando luzienses sobre uso de máscaras

17 de abril de 2020

Carros de som rodam pela cidade avisando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, enquanto a Guarda Municipal e a fiscalização orientam a população e entregam máscaras no Move para quem estivesse sem

Neste primeiro dia de obrigatoriedade do uso de máscaras em Santa Luzia, a Prefeitura realizou uma ação de conscientização na estação do Move São Benedito, no bairro Cristina. Passageiros do transporte coletivo eram orientados sobre o decreto 3.554, que trata sobre o tema, e aqueles que estavam sem a devida proteção ganhavam máscaras para entrarem nos coletivos.

Segundo o encarregado de tráfego da Rodap, Ronilson de Souza, desde a última segunda-feira (13), quando o decreto foi assinado, os passageiros vêm sendo informados sobre a obrigatoriedade. “Os funcionários já estão cientes e a partir dos próximos dias os passageiros que estiverem sem a proteção serão impedidos de trafegarem nos coletivos”, alerta. No local ainda havia um carro de som com a mensagem sobre o uso das máscaras.

Pelas ruas era possível observar uma grande adesão das pessoas, sejam funcionários de estabelecimentos comerciais, servidores públicos ou a população em geral. A técnica em enfermagem Vanessa Cunha estava usando o item e aprova a medida. “É excelente. As pessoas deveriam ter usado a máscara desde o início. Cada um tem que fazer a sua parte para evitar a propagação da doença”, acredita.

O decreto 3.554 é mais uma medida da Prefeitura de Santa Luzia para prevenção contra a propagação do novo coronavírus. Ele trata sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para toda população luziense quando estiverem em circulação nas ruas da cidade. Assim, estabelecimentos que continuam em funcionamento devem exigir que seus funcionários usem máscaras e somente permitirem a entrada de cliente utilizando o equipamento de proteção, sob pena de terem seus alvarás de funcionamento suspensos. Também torna obrigatório o uso para profissionais que fazem entregas em domicílio, taxistas, motoristas de aplicativo, mototaxistas, motoristas de transporte coletivo, entre outros.

Além da ação na estação do move, ainda foram realizadas a medição de pressão em pontos com grande concentração de pessoas como filas de bancos e fiscalização, com o apoio da Guarda Municipal de Santa Luzia e a Diretoria de Fiscalização de Obras e Posturas em comércios da cidade. Nesta semana, a Prefeitura decidiu notificar a empresa Territorial Transportes e Empreendimentos Ltda, mais conhecida por Rodap, devido ao recebimento de inúmeras reclamações vindas de munícipes sobre a insuficiência de veículos rodando nas linhas, o que resulta – dentre outros inconvenientes – em ônibus muito cheios.