Inicio » Notícias » Prestação de contas da Prefeitura mostra ações realizadas em um ano de governo

Prestação de contas da Prefeitura mostra ações realizadas em um ano de governo

2 de outubro de 2019

Segunda reunião ocorreu nesta quarta-feira (2) e apresentou dados das secretarias municipais de Saúde, Administração, Esporte e Assessoria de Comunicação

Já são 1 ano e dois meses de mandato da atual gestão. A posse aconteceu no dia 13 de julho de 2018, depois de uma eleição suplementar. Desde então, o Executivo tem organizado as contas e aprimorado o modelo de gestão com a promoção de atos transparentes e responsáveis. Para mostrar os números e apresentar as principais ações desenvolvidas ao longo desses mais de 400 dias, a Prefeitura promoveu nesta quarta-feira (2), a segunda reunião pública para apresentação das ações realizadas, projetos em andamento e metas a serem alcançadas.

A abertura foi feita pelo Prefeito Delegado Christiano Xavier, que deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos. Em seguida, a Assessora de Comunicação, Elizabeth Nascimento mostrou as principais ações do setor, dando ênfase às estratégias desenvolvidas para facilitar o acesso da população às informações de interesse público.
Foram apresentadas a evolução no número de acessos no site oficial e nas redes sociais oficiais da Prefeitura e a adesão popular ao jornal impresso mensal. Ainda foi mostrada a economia gerada com a anulação do contrato com uma agência de publicidade, que custaria cerca de R$ 4 milhões aos cofres públicos.

Logo depois, o Secretário de Administração, Thomás Alvarenga apresentou os números referentes à sua pasta, que corresponde à setores importantes, como licitações, coordenadoria de gestão de pessoas, patrimônio, cemitério municipal, zeladoria, entre outros. Segundo Alvarenga, a revisão de contratos e as mudanças com a gestão de pessoas gerou uma economia de cerca de R$ 17 milhões.

Já a Secretaria Municipal de Saúde mostrou a evolução do serviço e a mudança gerada com a transferência da administração dos serviços de uma OS para o município. A economia gira em torno de R$ 21 milhões. Além disso, foram mostrados os avanços na pasta como a reforma do Hospital São João de Deus, adequação do Hospital Municipal Madalena Calixto, licitação para contratação de castramóvel, ampliação do serviço de atenção primária, construção de quatro unidades básicas de saúde e o concurso público para contratação de agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, que deverá ocorrer já em dezembro.

Para finalizar as apresentações, o Secretário Municipal de Esportes, Marco Aurélio Silva mostrou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela pasta, com as parcerias e o incentivo ao esporte luziense; a implantação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) – programa do Governo Federal e gerenciado pela Prefeitura que leva atividades esportivas e pedagógicas para diversos pontos; a reforma de campos de futebol e a construção do street park para prática de skate na Praça da Juventude.
“Gostei muito da apresentação. É muito bom ver essa prestação de contas e os números apresentados, como no caso da Secretaria Municipal de Saúde”, enfatizou a moradora do bairro Cristina, pastora Eva Pereira.

Como o conteúdo é extenso, as apresentações foram divididas em três datas. A primeira ocorreu no dia 25 de setembro e a próxima será na quarta-feira (9). Estiveram presentes, além de secretários municipais e servidores, os vereadores Luiza do Hospital, Sérgio Diniz (Ticaca) e o presidente da Câmara, Ivo Melo.