Inicio » Notícias » Projeto Santa Luzia Sustentável

Projeto Santa Luzia Sustentável

11 de novembro de 2019

Prefeitura implanta Projeto Catapilhas em escolas municipais e alcança mais uma meta de projeto de preservação ambiental

A Prefeitura de Santa Luzia acaba de cumprir mais uma meta do Programa Santa Luzia Sustentável, lançado em agosto deste ano durante a reinauguração do Horto Florestal. Na última semana, foi iniciado o projeto “Cata Pilha nas Escolas”, que consiste na implantação de ambientes próprios para descarte de pilhas e baterias em todas as escolas municipais e Umei’s da cidade. A partir de agora, quem tiver pilhas e baterias (como de celular, por exemplo) em casa, basta ir à uma unidade de ensino municipal para fazer o devido descarte.

Desde agosto deste ano, várias ações vêm sendo elaboradas, como a reinauguração do horto florestal, ampliação do projeto “Horta nas Escolas”, implantação de lixeiras em diversos pontos do município, instalação de cestos ecológicos em bueiros da cidade, a coleta de pneus e inservíveis e a desativação do aterro no bairro Barreiro do Amaral, entre outras ações que possibilitaram pela primeira vez na história da cidade o recebimento mensal de recursos do ICMS Ecológico, que começaram a ser creditados em julho com valor inicial de R$ 9 mil reais, atingiu a cifra de R$ 18 mil no mês de novembro e tem a expectativa de alcançar o valor de R$ 70 mil mensais em 2020.
E ainda estão em fase de elaboração os projetos “Coleta Seletiva Solidária”, “Coleta de Óleos e Gorduras de Frituras”, “Coleta de Lâmpadas”, “Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos”, instalação de Ecopontos, entre outros.
As ações são fundamentais para promover uma mudança de hábitos entre luzienses e garantir um meio ambiente melhor para todos viverem. “Na maioria das vezes, as pessoas descartam as pilhas de forma incorreta porque não sabem o que fazer com esses resíduos”, explica o técnico ambiental Jair Neto. Além das escolas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no prédio da Prefeitura, também abriga um coletor de pilhas e baterias. O projeto ainda contemplará mais 60 pontos distribuídos em locais determinados até 2020.

Fiquem atentos: pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados que são extremamente perigosos à saúde humana, podendo desencadear doenças como o câncer e mutações genéticas. As pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, o problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem. Por se tratarem de lixo não biodegradável, a contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e as águas.

Veja outras ações:

Inauguração da Patrulha Ambiental e Rural, com a entrega à GCM de duas viaturas – Concluído

Recebimento do 1ª repasse do ICMS Ecológico – Concluído

Assinatura de convênio com o Corpo de Bombeiros Militar, para instalação da 1ª base na cidade (nos anexos do Ginásio Poliesportivo) – Concluído

Apresentação do Projeto para transformação da Fazenda Boa Esperança em Unidade de Conservação Permanente – Em andamento

Incentivo ao uso de maquinário como parte do Programa de Apoio ao Produtor Rural – Em andamento

Criação do Parque Natural Municipal Promotor Cláudio Monteiro Gontijo, no Bairro Novo Centro – Prestes a ser executado

Entrega do projeto do Mercado Municipal – Em andamento

Ampliação do projeto Horta nas Escolas – Em andamento

Entrega do projeto do 1º Ecoponto Municipal – Prestes a ser executado

Implantação do projeto de recolhimento de óleo comestível usado – Prestes a ser executado