Inicio » Notícias » Conselho Municipal de Saúde elege nova mesa diretora

Conselho Municipal de Saúde elege nova mesa diretora

22 de março de 2024

Na tarde da última quinta-feira (21) foi realizada no auditório central, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde para recomposição da mesa diretora, que dará continuidade ao biênio de 2023 a 2025. O Conselho é um órgão deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e ao Fundo Municipal de Saúde, e desempenha papel crucial na construção de políticas públicas de saúde no âmbito municipal. O órgão é composto por representantes do governo municipal, trabalhadores e usuários do SUS municipal.

A eleição deu-se após a saída de alguns representantes do órgão, como o presidente e a segunda secretária. Desta forma, foram eleitos por unanimidade para compor a mesa diretora do órgão os seguintes representantes:

• Presidente: Ado Alexandre Martins (Secretário Municipal de Saúde)
  • 2ª Secretária: Natália Trindade de Paula Lima (representante dos trabalhadores)

Já para os cargos de vice-presidente e primeira secretária não foi necessária a realização de nova eleição, sendo mantido os representantes Jean Marcos Emmanuel Soares D’Cruz e Misley Alexandra Sabino Pereira, respectivamente.

O Conselho Municipal de Saúde possui uma série de responsabilidades importantes, incluindo a formulação de políticas de saúde, a avaliação constante dos programas e políticas de saúde do município, o estímulo à participação comunitária, a promoção da transparência, a prestação de contas, o acompanhamento sobre a situação da saúde e ações em andamento. Além disso, o conselho é responsável por organizar conferências e eventos relevantes para a saúde da comunidade do município.