Inicio » Notícias » Ferrovia administrada pela Vale terá trecho de cerca de 1 km duplicado em Santa Luzia

13 de abril de 2021

Cerca de 1km da ferrovia administrada pela Vale, localizada em Santa Luzia, deverá ser duplicada no início do segundo semestre de 2022. A obra faz parte do projeto Pedreira-Capitão Eduardo, que também abrange a duplicação do trecho que passa por Belo Horizonte, e Sabará, totalizando 7,5 km de extensão. Esse projeto foi apresentado ao prefeito, Delegado Christiano Xavier, via teleconferência, na tarde da última sexta-feira (9). O término da obra está previsto para dezembro de 2024.

O projeto Pedreira-Capitão Eduardo faz parte de um pacote de contrapartidas relacionadas à prorrogação da concessão Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), conforme acordado assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em dezembro de 2020. Essas contrapartidas contemplam obras que aumentarão a segurança das comunidades ao longo da ferrovia.

No momento, o planejamento está em fase de sondagens e topografia para coleta de dados que servirão de apoio para a elaboração do projeto executivo. Também serão realizados estudos de impacto socioeconômicos com a assistência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Santa Luzia.

Embora não faça parte das contrapartidas estipuladas pelo contrato, o retorno de um trem de passageiros entre Santa Luzia e Sabará para fins turísticos com corridas apenas nos finais de semana, de preferência puxado por uma Maria-Fumaça, é um desejo que foi pedido do prefeito Delegado Christiano Xavier.