Inicio » Notícias » Inaugurados os primeiros muros ecológicos do Programa Santa Luzia Sustentável

Inaugurados os primeiros muros ecológicos do Programa Santa Luzia Sustentável

24 de março de 2021

Foram inaugurados, na tarde desta quarta-feira (24), os dois primeiros muros ecológicos de Santa Luzia, ambos parte do Programa Santa Luzia Sustentável, que visa a proporcionar um meio ambiente mais limpo e saudável à população da cidade. Os muros ecológicos são aberturas feitas nos muros de escolas municipais, através das quais a comunidade pode descartar resíduos sólidos reaproveitáveis, que ao serem jogados ficam armazenados em uma estrutura que existe atrás desse muro. A iniciativa é da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento em parceria com a secretaria de Educação.

Cada muro conta com 4 aberturas, uma para cada tipo de dejeto: latas, plásticos, papéis e garrafas pet. Por trás do muro, um saco bag de grandes proporções coleta o material, o qual é depois doado a catadores de materiais recicláveis da comunidade. O primeiro muro ecológico inaugurado foi o da E.M. Sueli Lima de Mello, no bairro Palmital, setor 6, e o segundo foi o da E.M. Edwar Lima, no Palmital, setor 7.

A novidade agradou os pais que sempre levam seus filhos até as escolas: “Achei muito bacana isso, porque evita que as pessoas joguem o lixo nas ruas, o que por sua vez evita as enchentes”, disse Cristiane Costa, mãe da Sabrina, aluna da instituição, de 9 anos de idade. Ela conclui: “É bom não apenas para a educação dos alunos, mas para o bem-estar de toda a comunidade”. Já o secretário de Educação, Ermelindo Martins Caetano, destacou o progresso previsto para o programa: “Numa primeira leva, instalaremos o muro ecológico em cinco escolas, mas nossa intenção é ampliar o projeto para todas as escolas municipais. Trata-se de uma iniciativa que também tem valor educacional, ao levar aos alunos o conhecimento da Educação Ambiental”, disse.

“Esta é mais uma das ações do nosso programa Santa Luzia Sustentável, o qual já realizou várias ações pontuais para melhoria do meio ambiente e limpeza da cidade”, disse o prefeito, Delegado Christiano Xavier, que estava em companhia do secretário da Educação e do vice-prefeito, Pastor Sérgio.