Inicio » Notícias » Plenária municipal de saúde define diretrizes para as ações de Saúde em Santa Luzia

4 de setembro de 2021

Com a conclusão da segunda reunião da 5ª Plenária Municipal de Saúde, realizada pela secretaria municipal de Saúde na manhã do sábado(4) nas dependências da Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, no bairro Boa Esperança, foi finalizada a coleta de sugestões para a melhoria dos serviços de Saúde pública no município de Santa Luzia. Agora as propostas serão somadas às obtidas na primeira reunião, realizada na semana anterior, e o resultado consolidado será divulgado na quarta-feira, dia 8 de setembro.

A realização da Plenária em dois encontros visa a aumentar a participação popular e para ambas as etapas houve ampla divulgação, na qual toda a população foi convidada a participar. Este ano, o tema foi “O SUS que temos e o SUS que queremos em Santa Luzia: planejar com a participação de todos”. A Plenária, realizada bienalmente, é fundamental para a definição dos objetivos de médio e longo prazos para o desenvolvimento da saúde pública municipal. Os resultados consolidados estabelecerão as metas para o Plano Municipal de Saúde 2022-2025, incluso no PPA – Plano Plurianual.

Dentre os objetivos almejados pela pasta, listados no início da reunião pela secretária municipal de Saúde, Nádia Tomé, estão: ampliar a assistência oftalmológica; ampliar a assistência às parturientes; ampliar e fortalecer o transporte sanitário municipal; fortalecer o programa “Melhor em Casa”; ampliar o acesso da população à Farmácia Básica; garantir vacinação oportuna contra a covid-19 e a disponibilização de toda a estrutura necessária; expandir as instalações do Hospital Municipal São João de Deus, incluindo a manutenção de leitos para o Centro de Terapia Intensiva, a criação do centro de parto natural e os centros de diagnóstico por imagem e de hemodiálise; ampliar o atendimento no HMSJD para minimizar os impactos da pandemia, atender os asilos assistenciais e os pacientes crônicos; fortalecer a rede de urgência e emergência municipal, integrando o HMSJD ao H.M. Madalena Parrillo Calixto, à UPA São Benedito e ao serviço de Atenção Básica; a construção de nova base do SAMU; a ampliação do serviço de Atenção às Endemias; a ampliação das ações da Coordenadoria de Vigilância em Saúde e Zoonoses e a ampliação do programa de castrações, dentre outros.