Inicio » Notícias » Sábado de vacinação da dose de reforço de cerca de 900 profissionais de saúde da rede privada

17 de abril de 2021

Os profissionais da saúde da rede privada de Santa Luzia receberão, das 9h às 16h deste sábado (17), a segunda dose da vacina contra a covid-19 nos dois postos  montados para este fim, no sistema drive-thru, no Poliesportivo e no SESC da Av. Brasília. A primeira dose para esta categoria havia sido aplicada, nos postos do Poliesportivo e da UBS Bom Jesus, entre os dias 9 e 10 de fevereiro, e o espaço previsto entre doses era de 8 a 12 semanas.  Por sugestão do Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose foi antecipada para o menor prazo possível visando a evitar problemas de armazenamento nos municípios.

A vacina aplicada é a AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a expectativa é de que no posto do SESC compareçam 400 profissionais e que outros 500 recebam a segunda dose no posto do Poliesportivo. Pela manhã, o ritmo de comparecimento estava de acordo com o esperado: até as 11h30 já haviam sido ministradas 150 doses no Poliesportivo e outras 160 no SESC. A importância da segunda dose foi enfatizada pela secretária municipal de Saúde, Nádia Tomé: “Para conseguir a eficiência e a eficácia máxima é essencial tomar as duas doses do imunizante”, disse.

Paralelamente à campanha de vacinação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com apoio da Defesa Civil Municipal e SESC Santa Luzia, está promovendo a Campanha “Vacina Solidária”. Trata-se de um esforço para minimizar as dificuldades causadas pela pandemia às famílias que tiveram suas fontes de renda prejudicadas. Através desta, qualquer pessoa pode colaborar, doando alimentos e produtos de higiene e limpeza. A doação não é condição obrigatória para a vacinação, devendo os doadores atentar à validade dos produtos entregues para evitar descarte posterior.