Inicio » Notícias » Santa Luzia recebe na Sede Administrativa Prefeitos e representantes das cidades associadas ao Consórcio CISREC

11 de março de 2021

Na tarde desta quinta-feira (11), foi realizada na Prefeitura de Santa Luzia uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (Cisrec) para convite de participação da cidade. A proposta do consórcio é garantir acesso a serviços em escala que permita obter preços mais atrativos para prestação de serviços comuns aos consorciados. Durante a reunião também foi apresentada a modelagem de outro local de destinação para resíduos sólidos, próximo ao já existente aterro de Macaúbas. O empreendimento ainda não está em funcionamento, pois aguarda licença ambiental do Governo do Estado e possibilitará municípios praticarem preços menores em razão da concorrência.

A área que passa por processo de licenciamento Estadual chamará Ecoparque e fica logo após o bairro Bom Destino, no Centro de Tratamento de Resíduos Maquiné. Até o ano passado, o espaço recebia resíduos da construção civil. Durante a apresentação, representantes da empresa Orion, responsável pelo empreendimento, explicaram que nessa operação todo lixo deverá ser aproveitado, sendo 85% destinado da forma correta, reenviado a centros de reciclagem e 15% transformado em energia. “A tecnologia já existe e é utilizada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco”, garantiram.

Segundo o presidente do Cisrec e prefeito da cidade de São José da Lapa, Diego Álvaro Santos Silva, alguns prefeitos dos municípios que compõem o consórcio já visitaram o espaço em outros estados e perceberam a eficiência ambiental do serviço. “Hoje o único local que existe na região é o aterro sanitário de Macaúbas, que fica em Sabará e não há concorrência”, explicou.

O prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier se mostrou interessado no projeto, que garante oferecer a valorização dos resíduos e só encaminhar para o aterro aquilo que realmente não tem como ser aproveitado e ainda transformar tudo isso em emprego e renda. Xavier ainda sinalizou a intenção de aderir ao consórcio.

Participaram do encontro a Diretora da Agência Metropolitana, Mila Costa, que  agendará uma reunião com a Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos; integrantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e os prefeitos de São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Capim Branco, Ribeirão das Neves, Matozinhos, Jaboticatubas e Santana do Riacho.