Inicio » Notícias » Último dia para vacinação contra a Poliomielite

Último dia para vacinação contra a Poliomielite

30 de setembro de 2022

Termina nesta sexta-feira (30), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Quem ainda não levou sua criança com idade entre 1 ano a menores de cinco anos de idade, deve procurar a unidade de saúde mais próxima, até às 16h. Lembrando que os menores de um ano deverão ser vacinados conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Apesar de praticamente erradicado nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos. Procure uma unidade básica de saúde e garanta a imunização do seu filho.